sábado, julho 17

Das fraldas ao shopping

Depois de passar o dia inteiro ouvindo compre aqui! Compre isso... não compre aquilo. Tentei dormir e n consegui. Pensei no quanto as pessoas se repetem, se estão tristes vão ao shopping passam o dia inteiro la fazendo compras para se esquecerem de suas vidas mediocres. É, mediocres. Vivo me perguntando porque(Me desculpa Rita, eu vou procurar saber qual é o "porquê" correto p essa frase) eu tenho que estudar p vestibular e entrar em uma faculdade e depois trabalhar muito e nunca viver. Será que seria tão anormal sair andando na praia e comendo o que der... cantando, sorrindo, sem nunca ter que trabalhar até morrer p ir ao shopping e gostar de uma jaqueta de couro preta que vc n tem dinheiro p comprar ou que n tem o seu número. Seria bom se deitar e ficar olhando o céu todos os dias do ano...

Mas pensando no tema principal dessa postagem: a formação de um mercado consumidor.
Temos duas vertentes alienadoras:
A escola x A televisão

Quero começar pela televisão
Fiquei pensando o que alienou a minha geração e a um pouco mais velha que a minha. Infelizmente n posso falar da atual pq n tenho assistido muito tv. Muito menos desenhos animados, o que é o foco dessa postagem.

O primeiro desenho que pensei foi o Popeye que inclusive era um dos meus favoritos: http://www.youtube.com/watch?v=ztasVvC-6kg O desenho estimula a competição, e o personagem toma um suco de espinafre ENLATADO e instantanemente fica FORTE e vence todos os seus adversários.
Tudo bem, vamos para a Pantera com de rosa.
http://www.youtube.com/watch?v=TVYB0SaMmpA&feature=related
A pantera devolve o dinheiro do carro que havia comprado pq o de uma velhinha corre mais que o dele... apesar do carro dele ser altamente avançado tecnologicamente.

Agora é um pouco p meninas: As três espiãs demais. Geralmente o desenho é assim: Elas estão fazendo compras, ou em um salão de beleza e acontece alguma coisa. Ai elas são quase que raptadas p local de trabalho p investigar algo.
Resumindo: Compre, escove o seu cabelo e se o trabalho lhe chamar esqueça o que estiver fazendo pois vc vai ter que deixar de lado.

Ahh e tem tbm os do pato donald, de mickey... que deixam toda criança morrendo de vontade de visitar a disney.

Depois que você cresce vêm as novelas que mostram sempre mulheres magras, com o cabelo que n assanha ao vento e que geralmente casam com homens idealizados, ahh essas mulheres tbm têm dinheiro, e adoram fazer compras.

Já chega de tv.

Então vamos à escola.
Quando se chega na escola existe primeiro uma competição de melhores cadernos, canetas, tenis, casacos, brinquedos. Ai chega a "tia" dizendo que vc tem que estudar, pq quem n estuda n vai ser ninguem na vida(querida tia, reformule a sua frase: Quem estuda não tem vida) ai ela te mostra uma coisa maravilhosa, vc n precisa aprender tudo p resto da vida, vc só precisa pagar o colegio e decorar o suficiente p passar de ano. Quando vc entra no ensino medio, ninguem quer fazer nada, inclusives os professores. Ou vocês acham que aquela historia de: ahh os alunos n querem nada com a vida e é por isso que minha aula n dá certo, é verdade? A maioria dos meus professores de colegio só fazia colocar algumas questões mandar os alunos responderem e se sentar e esperar o termino da aula.
Chega. Hoje n tenho argumentos fortes contra a escola.


Quero fechar com algumas musicas:



O Dia em que a Terra Parou


Raul Seixas

Essa noite eu tive um sonho
de sonhador
Maluco que sou, eu sonhei
Com o dia em que a Terra parou
com o dia em que a Terra parou

Foi assim
No dia em que todas as pessoas
Do planeta inteiro
Resolveram que ninguém ia sair de casa
Como que se fosse combinado em todo
o planeta
Naquele dia, ninguém saiu de casa, ninguém ninguém

O empregado não saiu pro seu trabalho
Pois sabia que o patrão também não tava lá
Dona de casa não saiu pra comprar pão
Pois sabia que o padeiro também não tava lá
E o guarda não saiu para prender
Pois sabia que o ladrão, também não tava lá
e o ladrão não saiu para roubar
Pois sabia que não ia ter onde gastar

No dia em que a Terra parou (Êêê)
No dia em que a Terra parou (Ôôô)
No dia em que a Terra parou (Ôôô)
No dia em que a Terra parou

E nas Igrejas nem um sino a badalar
Pois sabiam que os fiéis também não tavam lá
E os fiéis não saíram pra rezar
Pois sabiam que o padre também não tava lá
E o aluno não saiu para estudar
Pois sabia o professor também não tava lá
E o professor não saiu pra lecionar
Pois sabia que não tinha mais nada pra ensinar

No dia em que a Terra parou (Ôôôô)
No dia em que a Terra parou (Ôôô)
No dia em que a Terra parou (Uuu)
No dia em que a Terra parou

O comandante não saiu para o quartel
Pois sabia que o soldado também não tava lá
E o soldado não saiu pra ir pra guerra
Pois sabia que o inimigo também não tava lá
E o paciente não saiu pra se tratar
Pois sabia que o doutor também não tava lá
E o doutor não saiu pra medicar
Pois sabia que não tinha mais doença pra curar

No dia em que a Terra parou (Oh Yeeeah)
No dia em que a Terra parou (Foi tudo)
No dia em que a Terra parou (Ôôôô)
No dia em que a Terra parou

Essa noite eu tive um sonho de sonhador
Maluco que sou, acordei

No dia em que a Terra parou (Oh Yeeeah)
No dia em que a Terra parou (Ôôô)
No dia em que a Terra parou (Eu acordei)
No dia em que a Terra parou (Acordei)
No dia em que a Terra parou (Justamente)
No dia em que a Terra parou (Eu não sonhei acordado)
No dia em que a Terra parou (Êêêêêêêêê...)
No dia em que a Terra parou (No dia em que a terra
parou)




Eu Não Sei Na Verdade Quem Eu Sou

O Teatro Mágico

Eu não sei na verdade quem eu sou
já tentei calcular o meu valor
Mas sempre encontro sorriso e o meu paraíso é onde estou
Por que a gente é desse jeito?
criando conceito pra tudo que restou

Meninas são bruxas e fadas
Palhaço é um homem todo pintado de piadas
Céu azul é o telhado do mundo inteiro
Sonho é uma coisa que fica dentro do meu travesseiro

Mas eu não sei na verdade quem eu sou
Já tentei calcular o meu valor
E sempre encontro sorriso
E o meu paraíso é onde estou
Eu não sei... na verdade quem eu sou

Perguntar
Da onde veio a vida
por onde entrei.
Deve haver uma saída
e tudo fica sustentado
Pela fé
Na verdade ninguém
Sabe o que é

Velhinhos são crianças nascidas faz tempo
com água e farinha colo figurinha e foto em documento
Escola! É onde a gente aprende palavrão...
Tambor no meu peito faz o batuque do meu coração

Mas eu não sei na verdade quem eu sou
Já tentei calcular o meu valor
E sempre encontro sorriso... e o meu paraíso é onde estou
Eu não sei na verdade quem eu sou

Perceber que a cada minuto
tem um olho chorando de alegria e outro chorando de luto
tem louco pulando o muro, tem corpo pegando doença
tem gente trepando no escuro, tem gente sentindo ausência

Meninas são bruxas e fadas
Palhaço é um homem todo pintado de piadas
Céu azul é o telhado do mundo inteiro
Sonho é uma coisa que fica dentro do meu travesseiro

Mas eu não sei na verdade quem eu sou
Já tentei calcular o meu valor
Mas sempre encontro sorriso e o meu paraíso é onde estou

Mas eu não sei na verdade quem eu sou...



Ahh, quero agradecer os comentarios de Ritinha e Breno. Na verdade os comentários têm mais qualidade que os meus posts...

Continuo aqui esperando o dia em que a terra irá parar e eu tbm pararei de criar conceitos...

Um comentário:

Ialy disse...

Ahh, queria dizer que eu amo um numero grande de professores... apesar deles contribuirem tanto p sistema. Ahh o dia que eu pararei de repetir conceitos é mais real... eu podia ajeitar o texto mas eu tou com preguiça de reeditá-lo.